Inscrições EJA 2023: Vagas, Escolas e Datas de Matrícula

Se você, por algum motivo, precisou interromper os estudos, e decidiu voltar agora, saiba que as inscrições EJA 2023 já estão abertas! E para te ajudar, preparamos um artigo com informações e curiosidades sobre as vagas e datas das inscrições EJA 2023. Confira!

publicidade
Inscrições EJA 2023
Inscrições EJA 2023

O que é a EJA 2023

A princípio, a Educação de Jovens e Adultos – EJA, é responsável por dar oportunidade a quem deseja concluir os estudos. Nesse sentido, o estudo pode ser feito de forma presencial ou à distância.

publicidade

Logo, é uma facilidade para que essas pessoas, na maioria já adultos, possam ter a chance de concluir os estudos, conquistar seu diploma e, quem sabe, ingressar na faculdade ou em uma escola técnica.

✓ Veja também:

publicidade

Contudo, é importante ressaltar que o EJA 2023 é uma reformulação do antigo supletivo e pode ser encontrado nas modalidades Fundamental e Médio em praticamente todas as cidades.

Desse modo, o EJA do ensino fundamental é destinado a alunos acima de 15 anos e que não finalizaram a etapa de ensino que vai até o nono ano. A duração do curso é em torno de 2 anos.

Inscrições EJA 2023
Fonte: Gestão Escolar
publicidade

Enquanto que no ensino médio, a faixa etária para interessados é acima de 18 anos. Então, é uma grande oportunidade para quem gostaria de finalizar as fases de Educação Básica. 

Por último, sua duração não chega a 2 anos. E ao finalizar o ensino e pegar seu diploma, o aluno pode dar início ao processo de ingresso em uma universidade. Isso porque o EJA tem o mesmo peso que o ensino regular.

Por isso, se você se enquadra nesta categoria e deseja retomar os estudos, as inscrições EJA 2023 são para você! Veja mais detalhes a seguir:

publicidade

Conteúdos vistos no EJA

Atualmente, todos os conteúdos e matérias abordados nas aulas vistas pelos alunos do EJA 2023, estão relacionados com o ensinos fundamental e médio.

Assim, quem for se matricular no Ensino Fundamental, terá acesso às disciplinas de:

  • Língua Portuguesa;
  • Matemática;
  • Inglês;
  • Artes;
  • Ciências;
  • Educação Física;
  • Geografia;
  • História.
publicidade
Fonte: Kit Alfabetização EJA

Veja mais oportunidades de estudos:

publicidade

Enquanto isso, os alunos que estiverem matriculados no ensino médio têm uma grade mais extensa. Sendo assim, além das matérias mencionadas acima, os matriculados verão as disciplinas de:

  • Sociologia;
  • Filosofia;
  • Física;
  • Química;
  • Biologia.

Entretanto, é válido destacar que para conquistar o certificado de conclusão, é necessário realizar uma prova correspondente ao curso em que o aluno estiver matriculado.

publicidade

Além disso, a comunidade em geral, que não teve acesso às aulas durante o período, também pode realizar as provas. Logo, basta se inscrever em uma escola participante do programa e se candidatar ao processo seletivo.

Por fim, as inscrições EJA 2023 são totalmente gratuitas, e os responsáveis pela aplicação das provas são as secretarias estaduais e municipais.


Vagas disponíveis e datas EJA

Como mencionamos, as matrículas e número de vagas para as inscrições EJA são oferecidas todos os anos. Desse modo, qualquer um que tenha interesse em concluir os estudos pode se candidatar.

publicidade

Contudo, o número de vagas oferecidas pelo EJA varia de cidade para cidade. Por isso, o indicado é se informar com a Secretaria de Educação da sua região para saber qual o número de vagas ofertadas neste ano.

Em relação às datas, as inscrições EJA costumam seguir o calendário base do ensino regular. Nesse sentido, as aulas iniciam poucas semanas após o calendário dos alunos rotineiros.

Inscrições EJA 2023
Fonte: PIÁ

Porém, como já mencionamos, é bom se informar sobre datas e prazos diretamente com o órgão responsável pelo programa em seu município!

publicidade

Inscrições EJA 2023

A princípio, as inscrições EJA 2023 devem ser feitas nas escolas parceiras do programa. Nesse sentido, o processo de inscrição é bem simples e o estudante pode agendar a prova para o horário desejado. 

Contudo, caso já conheça a instituição, o candidato deve procurar a unidade escolhida com documento de identificação com foto e realizar o seu cadastro.

Fonte: Click Garulhos

Agora, se não souber qual das escolas de sua cidade fazem parte do programa EJA, basta comparecer à Secretaria Estadual ou Municipal de Ensino do município para receber uma lista completa das escolas parceiras do projeto.

publicidade

Atualmente, existem alguns estados que oferecem suas vagas e matrículas através de portal online específico. Nesse caso, você pode acessar o site da prefeitura de sua cidade e consultar se eles oferecem esta opção.

Por fim, não deixe de acompanhar o nosso portal para mais dicas e informações a respeito das inscrições EJA 2023!

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Inscrições EJA 2023: Vagas, Escolas e Datas de Matrícula

publicidade
Guilherme Dutra Santiago
Formado em Comunicação Social - Jornalismo, Guilherme Dutra Santiago é especialista em assuntos ligados a entretenimento no Brasil. Já escreve para portais online desde 2014 e está sempre de olho em tudo o que envolve inscrições em programas de TV para pessoas interessadas em participar.