Inscrições ENEM 2023: Edital, Datas das Inscrições e Provas

Se você é estudante e está prestes a concluir o ensino médio, saiba que já estão abertas as inscrições ENEM 2023. Por isso, preparamos um artigo com informações sobre edital, provas e outros temas. Confira a seguir tudo sobre as inscrições ENEM 2023!

publicidade
Inscrições ENEM 2023
Inscrições ENEM 2023

Exame Nacional do Ensino Médio

A princípio, o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, é uma prova muito importante para os que desejam ingressar no ensino superior.

publicidade

Atualmente, diversas universidades brasileiras, tanto na rede pública como na privada, utilizam as notas do ENEM para avaliar a entrada de novos acadêmicos nas instituições.

Nesse sentido, o exame é aplicado todos os anos aos estudantes que estão cursando o ensino médio. Então, com a nota da prova, os estudantes podem se candidatar a programas do governo, como o SISU e FIES.

✓ Veja como participar de mais programas educacionais:

publicidade

Desde 2017 o exame passou a ser aplicado em dois domingos consecutivos. Dessa forma, os candidatos não ficam tão esgotados e as chances de se dedicarem mais à prova se tornam maiores.

No primeiro domingo, os participantes fazem as provas objetivas referente aos conteúdos de linguagens e ciências humanas, com 45 questões cada, e também uma redação.

publicidade

Enquanto que no segundo domingo, acontecem as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, além de matemática e suas tecnologias.


Até quando é a inscrição do Enem 2023?

Inicialmente, podem participar do exame do ENEM 2023 todos os alunos que estão concluindo o Ensino Médio. Além dos que já concluíram anos atrás.

Nesse sentido, o Inep disponibiliza em sua página oficial todas as informações a respeito do exame. Por isso, é possível conferir todo o cronograma das provas. Quando disponível, a inscrição poderá ser realizada online.

publicidade

✓ Confira também:

Inscrições ENEM 2023
Fonte: O Concurseiro
publicidade

Então, para fazer a sua inscrição de forma correta, é necessário que você tenha um cadastro no portal gov.br. Além disso, é importante estar com acesso a internet no momento de seu cadastro.


Cronograma ENEM 2023

Se você se enquadra nos requisitos do programa, e vai participar das inscrições ENEM, precisa ficar atento ao cronograma da prova. Portanto, confira qual é o período de inscrição:

  • As inscrições vão de 30 de junho a 14 de julho (Prova do segundo semestre do ano);
  • Período de pagamento da taxa de inscrição é de 30 de junho a 19 de julho;
  • A aplicação da prova é, geralmente, nos dias 21 e 28 de novembro.
publicidade

Para mais detalhes sobre o cronograma “clique aqui“.


Edital ENEM

Agora que você já sabe que vai participar do Exame Nacional do Ensino Médio, precisa ficar atento ao edital das inscrições ENEM 2023. Nele, você encontra todos os detalhes de como funciona o exame.

Nesse sentido, o edital oficial é disponibilizado pelo Inep. Então, você pode consultá-lo utilizando seu computador ou celular, no conforto de sua casa. Logo, para conferir o edital completo das versões anteriores, basta clicar aqui.

publicidade

Contudo, é importante que o candidato esteja atento às instruções do edital. Pois, o descumprimento de qualquer regra citada poderá invalidar a sua inscrição no ENEM 2023.

Inscrições ENEM 2023
Fonte: G1

Dica: Sempre anote todos os detalhes importantes, desde a cor da caneta aprova a itens autorizados a levar no dia da prova.

publicidade

Onde se inscrever para o Enem 2023?

Agora que você conhece todos os detalhes a respeito do maior exame do país, já pode participar das inscrições ENEM 2023! Para isso,  é necessário estar cadastrado no portal gov.br.

Caso você ainda não tenha feito seu cadastro, essa é a hora para não perder os prazos! 

Então, com a conta já criada, o candidato deve se inscrever para fazer a prova do ENEM seguindo o passo a passo abaixo:

  • Primeiramente, acesse o site oficial do Inep, clicando aqui;
  • Em seguida, clique na opção “Inscrição”;
  • Então, selecione a figura como pedido na página e siga o passo a passo como orientado;
  • Por último, realize a sua inscrição com calma e depois finalize.
publicidade
Fonte: Página do Participante ENEM

Viu como é simples efetuar sua inscrição? Porém, realize este processo com calma para não deixar nenhum detalhe passar despercebido. Boa sorte!

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Inscrições ENEM 2023: Edital, Datas das Inscrições e Provas

publicidade
Guilherme Dutra Santiago
Formado em Comunicação Social - Jornalismo, Guilherme Dutra Santiago é especialista em assuntos ligados a entretenimento no Brasil. Já escreve para portais online desde 2014 e está sempre de olho em tudo o que envolve inscrições em programas de TV para pessoas interessadas em participar.