Inscrições SISU 2023: Datas, Nota de Corte e Resultado SISU 2022

Os estudantes que tiveram boas notas no ENEM já podem se preparar para as inscrições SISU 2023. Nesse sentido, os interessados em cursar uma graduação presencial ou à distância podem participar das inscrições SISU 2023. Acompanhe mais detalhes a seguir.

publicidade
Inscrições SISU 2023
Inscrições SISU 2023

O que significa a palavra Sisu?

A princípio, o Sistema de Seleção Unificada – SISU, é um programa criado pelo Governo Federal em parceria com o Ministério da Educação – MEC, que concede aos cidadãos brasileiros a chance de ingressarem no ensino superior público de forma gratuita.

publicidade

Nesse sentido, todo o processo seletivo do SISU 2023 é feito de forma 100% online, através do portal oficial do programa.

✓ Veja como participar de mais programas educacionais:

publicidade

Desse modo, o programa utiliza as notas que o candidato obteve no ENEM para classificar os candidatos aptos. Além disso, as inscrições SISU 2023 são totalmente gratuitas e a seletiva acontece duas vezes por ano, uma vez em cada semestre.


Como funciona o Sisu?

Atualmente, muitas das instituições de ensino superior público do país adotaram o sistema do SISU como sua principal forma de ingresso ou, pelo menos, como uma das principais.

Desse modo, os candidatos que tiveram as melhores notas no exame, podem ser selecionados de acordo com o desempenho e também com as notas de corte SISU 2023, considerando a concorrência do curso desejado.

publicidade

Entretanto, o processo seletivo não é tão simples assim! Nesse sentido, para poder participar das inscrições SISU 2023 é preciso que o estudante tenha conseguido, no mínimo, 450 pontos no exame do ENEM e não tenha zerado sua redação.

Então, seguindo todos esses critérios, o candidato poderá se inscrever e concorrer às vagas do SISU!


Fases do SISU 2023

A princípio, as inscrições do SISU possuem duas fases: uma de dia e outra à noite. Durante o dia, o SISU 2023 fica aberto para as inscrições de novos estudantes e alteração de cursos. 

publicidade

Enquanto que à noite, o SISU fica fechado para alteração de cursos. Pois, durante a noite, o programa faz os cálculos necessários para o ranqueamento dos estudantes eletivos às vagas. 

Inscrições SISU 2023
Fonte: TV Jornal

Dessa forma, sempre que o candidato consultar o portal do SISU na parte da manhã, ele terá o novo ranqueamento com a sua posição. Então, saberá se tem chances ou não de concorrer a vaga que deseja e também alterar o curso de graduação.

publicidade

Mas atenção: é possível mudar as opções de cursos até o último dia de inscrições!


Vagas SISU 2023

Inicialmente, todas as vagas do SISU 2023 são voltadas apenas para as instituições de ensino superior públicas. Podendo ser a nível municipal, estadual ou federal.

Contudo, até a conclusão deste artigo, nenhuma universidade que adota o sistema do SISU como sua forma de ingresso havia divulgado o número de vagas do programa.

publicidade

De acordo com um levantamento feito, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por exemplo, ofereceu cerca de 7 mil vagas através do SISU no ano de 2021. Ou seja, um número bem expressivo.


Quem pode participar do SISU

Assim como todo programa do Governo Federal, para participar das inscrições SISU é preciso estar dentro dos requisitos estabelecidos pelo órgão.

✓ Confira também:

publicidade
Inscrições SISU 2023
Fonte: Guia do Estudante

A princípio, podem participar das inscrições:

publicidade
  • Candidatos que tenham participado do ENEM de 2022, seja impresso ou digital;
  • Quem obteve nota igual ou superior a 450 pontos e não tenham zerado a redação;
  • Que não tenha participado do ENEM na condição de “treineiro”.

Sobre as cotas do SISU 2023

Se você está pensando em se candidatar a uma das vagas do SISU 2023, é importante saber como funciona o sistema de cotas do programa.

Nesse sentido, o sistema de cotas abrange:

  • Alunos de escola pública: de acordo com a Lei de Cotas, todas as instituições públicas federais participantes do SISU devem reservar uma parte de suas vagas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas.
  • Pessoas de baixa renda: estudantes com renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa que fizeram o ensino médio em escolas públicas também têm direito a participar das cotas do Sisu.
  • Ações afirmativas: são vagas reservadas para estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Além disso, cada universidade participante do Sisu também pode oferecer vagas para suas próprias ações afirmativas, como por exemplo: pessoas com deficiência e quilombolas.
publicidade

A Lei nº 12.711/2012, ou Lei de Cotas, garante que todas as instituições federais participantes do Sisu (universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e centros federais de educação tecnológica) devem reservar, obrigatoriamente, pelo menos 37,5% de suas vagas para candidatos que cumpram este requisito.


Quando abre as inscrições para o Sisu 2023?

A princípio, as inscrições SISU são abertas duas vezes ao ano. Geralmente nos meses de fevereiro e junho.

Nesse sentido, o calendário do primeiro semestre de 2023 já está disponível e você pode conferir logo mais abaixo. Porém, o calendário de junho ainda não foi divulgado, mas assim que for divulgado, atualizaremos este artigo.

No ano anterior, por conta da pandemia do coronavírus, o SISU do primeiro semestre ocorreu no mês de abril e não em fevereiro.

publicidade

Desse modo, todo o processo de inscrição é feito através do site oficial do SISU, por meio do número de inscrição e senha do ENEM. Após o acesso, é necessário confirmar os dados e escolher duas opções de cursos.

Fonte: O Concurseiro

Além disso, também é preciso informar a modalidade em que deseja concorrer às vagas. São elas:

  • Ampla concorrência;
  • Cotas do SISU;
  • Ações afirmativas.
publicidade

Em seguida, você confere um passo a passo especial que preparamos para você entender como realizar as inscrições SISU 2023. Acompanhe:

  • Primeiramente, acesse o site do site do SISU;
  • Em seguida, preencha os campos em aberto com o número da inscrição e senha do Enem 2022;
  • Selecione a opção “Entrar no Sisu”;
  • Então, escolha duas opções de cursos nas instituições de interesse;
  • Depois, informe a modalidade em que deseja concorrer às vagas;
  • Por último, leia todas as informações e finalize confirmando sua inscrição. 
publicidade

Contudo, é muito importante lembrar que enquanto as inscrições estiverem abertas, você pode alterar suas opções de cursos! 

Por fim, confira abaixo um vídeo explicativo e saiba como realizar a inscrição no SISU:

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Inscrições SISU 2023: Datas, Nota de Corte e Resultado SISU 2022

publicidade
Guilherme Dutra Santiago
Formado em Comunicação Social - Jornalismo, Guilherme Dutra Santiago é especialista em assuntos ligados a entretenimento no Brasil. Já escreve para portais online desde 2014 e está sempre de olho em tudo o que envolve inscrições em programas de TV para pessoas interessadas em participar.