Matrícula Fácil 2023: Inscrição e Calendário Pré Matrícula Online

O portal Matrícula Fácil 2023 foi criado para auxiliar os pais ou responsáveis a renovar matrículas de alunos veteranos ou até mesmo realizar o cadastro de novos alunos nas escolas públicas. Se você precisa renovar a matrícula de seu filho, então precisa conhecer o Matrícula Fácil 2023!

publicidade
Matrícula Fácil 2023
Matrícula Fácil 2023

Matrícula Fácil 2023

A princípio, o Matrícula Fácil 2023 é um site que chegou para facilitar a vida dos pais e responsáveis que precisam matricular as crianças para cursar o ano letivo nas escolas da rede pública de seu município.

publicidade

Nesse sentido, é importante destacar que a devida efetivação da matrícula ainda precisa ser feita pessoalmente nas escolas selecionadas.

✓ Veja também:

publicidade

Desse modo, ao efetuar a pré-matrícula através do portal, os pais só precisam se dirigir às escolas para que seja realizada a comprovação das informações fornecidas ao site.

Portanto, o portal online para realizar as matrículas do ano letivo funciona como o primeiro passo para o ingresso de crianças e jovens nas instituições de ensino público ao redor do país.

A necessidade de um portal online de matrículas

Com a chegada da pandemia da Covid-19, crianças, professores e demais profissionais das escolas precisaram ser afastados do ambiente como forma de conter o crescimento da doença.

publicidade

Porém, a chegada de uma vacina e certa melhora no número de infectados, fez com que, aos poucos, as coisas pudessem voltar ao normal, mesmo que aos poucos. Contudo, durante esse período, alunos, pais e professores precisaram se reinventar. 

Matrícula Fácil 2023
Fonte: VEJA

De acordo com reportagem feita pelo G1, “se antes a tecnologia assustava, definitivamente, hoje ela é vista como aliada.

publicidade

No momento mais surreal da humanidade, em que todos precisam reaprender formas de se relacionar, de trabalhar e de estudar, certamente, o que mais ganhou espaço foi o advento tecnológico. E, sobretudo, na educação.”

Ou seja, a criação do portal Matrícula Fácil 2023 foi mais do que necessária para ajudar os pais neste momento difícil. E agora, mesmo com as coisas retornando ao normal, ela não deixa de ser útil para o dia a dia das famílias.


Como fazer a matrícula fácil?

A princípio, a página muda de estado para estado. Nesse sentido, pode ser encontrada pelos nomes: Matrícula Fácil 2023, Matrícula Rápida ou até mesmo Matrícula Online.

publicidade

Entretanto, independente do nome, todas as ferramentas e facilidades funcionam de forma semelhante. Dessa maneira, fica fácil e rápido organizar o cadastro dos alunos novos e veteranos, além de facilitar o processo em ambiente estudantil.

Inicialmente, o primeiro estado brasileiro a implementar a iniciativa digital foi o Rio de Janeiro, por meio do portal “Matrícula Fácil RJ“.

Matrícula Fácil 2023
Fonte: Normas ABNT
publicidade

Em seguida, os demais estados também foram se adequando aos meios tecnológicos, a fim de melhorar e tornar mais fácil e eficaz a rotina de todos os envolvidos no meio escolar.

Então, com a Matrícula Fácil 2023, é possível efetuar o cadastro dos estudantes, consultar a situação da inscrição e acompanhar o calendário de matrículas de seu município ou estado.


Como fazer a matrícula escolar pela internet 202?

Atualmente, o sistema de cadastro de pré-matrículas não possui restrição a nenhum tipo de pessoa. Ou seja, é possível inscrever qualquer criança, jovem ou adulto que tenha RG e CPF e deseje se matricular na rede pública de ensino de seu município.

publicidade

A seguir, acompanhe os tipos de cadastro que podem ser feitas no portal Matrícula Fácil 2023:

Primeira matrícula: 

Essa primeira opção é para quem vai se matricular na escola pela primeira vez. Desse modo, não existe nada que impeça os interessados de entrar em uma escola pública através do Matrícula Fácil.

publicidade

Contudo, como é a primeira vez no portal, esses alunos deverão fazer um cadastro mais completo para fornecer todas as informações solicitadas.

Renovação de Matrícula: 

Já a renovação de matrícula é destinada aos estudantes que já estão matriculados em uma escola pública e que irão continuar a estudar nesta instituição.

Logo, este tipo de inscrição costuma ser mais rápido, já que os dados do aluno já estão no portal.

publicidade
Fonte: G1

Transferência escolar: 

Sabia que no Matrícula Fácil é possível solicitar a transferência de seu filho? Nesse sentido, a opção de transferência é para alunos que já estudam nas escolas públicas, mas querem trocar de escola. Então, os pais solicitam a troca de instituição.

Inscrição Continuada:

publicidade

Por último, existe a inscrição continuada. Desse modo, alguns casos onde a escola atual do aluno não possui o ano letivo subsequente de que ele precisa. Desse modo, é preciso procurar outra instituição de ensino para matricular o seu filho.


Calendário Matrícula Fácil

A princípio, o calendário da Matrícula Fácil 2023 tem a função de direcionar os responsáveis sobre as datas dos processos de pré-matrícula e quando será necessário realizar a entrega dos documentos junto às escolas públicas.

Assim, cada cidade e estado possui um cronograma próprio para matrículas. Portanto, não há um calendário nacional ou único.

Matrícula Fácil 2023
Fonte: Educação Infantil
publicidade

Então, os interessados devem acessar o site da Matrícula Fácil de sua cidade para ter informações mais detalhadas.

✓ Conheça mais programas e oportunidades:


Inscrições Matrícula Fácil 2023

Em primeiro lugar, as inscrições do Matrícula Fácil acontecem de forma 100% online e podem ser feitas por qualquer aparelho eletrônico com acesso à internet.

publicidade

Contudo, é importante ressaltar que o processo é bem fácil e basta seguir o passo a passo pedido pelo site de cada estado. Então acompanhe abaixo e tire todas as suas dúvidas sobre o Matrícula Fácil 2023.

Assim, ao realizar todos os procedimentos do Matrícula Fácil, o responsável pelo aluno terá o certificado de inscrição. De acordo com o calendário de matrículas, os pais deverão comparecer à escola para finalizar o processo e efetivar a matrícula.

A seguir, confira quais documentos devem ser entregues na secretaria da escola:

  • Comprovante de inscrição online com o número de matrícula;  
  • RG e CPF do estudante, caso tenha ambos os documentos;  
publicidade
Fonte: Educação Infantil
  • CPF e RG (original e cópia) e do responsável no caso do aluno menor; 
  • Cópia do Comprovante do tipo sanguíneo e Fator RH (Lei 15.058 de 03.09.2013);   
  • Cópia da caderneta de vacinação para os anos iniciais do ensino fundamental (Lei 13.770 de 13.05.2009);  
  • Documento original e a cópia da certidão de nascimento ou casamento dos responsáveis; 
  • Cópia do Comprovante de residência atualizado com o CEP; 
  • Documento Original de transferência (para os que estiverem sendo transferidos);  
  • Cópia e original da certidão de nascimento do aluno cadastrado; 
  • 2 fotos 3×4 recentes.

Por fim, não deixe de acompanhar nosso portal para mais informações e dicas sobre a Matrícula Fácil 2023!

publicidade
Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Matrícula Fácil 2023: Inscrição e Calendário Pré Matrícula Online

Guilherme Dutra Santiago
Formado em Comunicação Social - Jornalismo, Guilherme Dutra Santiago é especialista em assuntos ligados a entretenimento no Brasil. Já escreve para portais online desde 2014 e está sempre de olho em tudo o que envolve inscrições em programas de TV para pessoas interessadas em participar.