Inscrições PSS 2023: Processo Seletivo Simplificado, Edital e Estados

A princípio, as inscrições PSS 2023 irão acontecer em diversos estados brasileiros. Portanto, é preciso ficar atento às datas e ao edital! Nesse sentido, você encontra essas e outras informações a respeito das inscrições PSS 2023! Acompanhe.

publicidade
Inscrições PSS 2023
Inscrições PSS 2023

Processo Seletivo Simplificado

A princípio, o Processo Seletivo Simplificado tem como objetivo principal efetuar uma seleção  de pessoas para serviços temporários. Portanto, a concorrência no processo é bastante acirrada.

publicidade

“Art. 13. Sem prejuízo do disposto no art. 12 e observados os requisitos e as condições previstos na legislação trabalhista, a Amazul poderá efetuar contratação de pessoal por tempo determinado, cujos instrumentos terão a duração máxima de 2 (dois) anos, mediante processo seletivo simplificado”.

Fonte: jusbrasil.com.br

Desse modo, todo o processo do PSS 2023 é coordenado pela Secretaria de cada Estado. Por isso, o processo é 100% confiável. Então, se você gostaria de trabalhar por meio de um contrato de dois anos, precisa tirar uma pontuação máxima na prova.

publicidade

Atualmente, os profissionais a serem contratados via exame PSS são:

  • Dentistas;
  • Auxiliares de Saúde;
  • Administradores;
  • Professores;
  • Intérprete;
  • Médicos;
  • Auxiliar de Creche;
  • Outros.

Além disso, é importante ressaltar que o candidato não precisa ter vínculo com o órgão empregador. Pois, ele será avaliado através da prova do PSS.

publicidade

✓ Veja também:

Inscrições do Educa Mais Brasil 2023
Fonte: Agência Brasil
publicidade

Dica: Prepare-se com antecedência para a prova. Se possível, monte um cronograma de estudos. Assim, as chances de tirar uma excelente nota se tornam maiores!

A seguir, você confere mais detalhes a respeito das inscrição no PSS:


Etapas do PSS 2023

Se você tem interesse em participar das inscrições PSS 2023, é muito importante conhecer todas as etapas. Nesse sentido, a prova é cursiva. Ou seja, feita totalmente por escrito.

publicidade

Dessa forma, a Secretaria de seu Estado poderá saber com precisão qual o seu nível de conhecimento.

✓ Veja mais programas para conquitar a sua vaga:

publicidade
Inscrições PSS 2023
Fonte: Agência Estadual de Notícias

Ou seja, é a instituição da sua região que delimita como funcionam todas as etapas, da inscrição até a aprovação. Mas, no geral, as fases são as seguintes:

  • Avaliação de títulos (ou seja, cursos, especializações, etc);
  • Análise de currículos;
  • Verificação de documentação sobre trabalhos anteriores;
  • Análise do histórico universitário.
publicidade

Além disso, é possível conferir no edital os dados sobre a aplicação da prova e todo o processo até a aprovação dos candidatos. Portanto, clique aqui para ver os editais anteriores do PSS no estado do Paraná.


Como se inscrever para o PSS 2023?

Como mencionamos anteriormente, as inscrições PSS 2023 são coordenadas pela Secretaria de cada Estado. Nesse sentido, caso seja o seu primeiro acesso ao portal, será necessário muita atenção para efetuar seu cadastro.

Para isso, preparamos um simples passo a passo que vai te auxiliar nessa etapa. Desse modo, usamos como exemplo o processo de inscrição do PSS no Estado do Paraná. Confira:

publicidade
  • Primeiramente, acesse o portal oficial do Processo Seletivo Simplificado do Paraná, clicando aqui;
  • Em seguida, informe o número do seu CPF e a senha no local solicitado;
Fonte: GuiaComo.com
  • Então, clique em “entrar” e dentro do portal, preencha a sua ficha de inscrição.

Como você pode perceber, o processo é bem simples e fácil, não levando mais que dez minutos para ser concluído. Contudo, certifique-se de que seu computador ou celular estejam com acesso a internet.

publicidade

Entretanto, vale destacar que algumas secretarias não disponibilizam a inscrição online. Nesse caso, o candidato deve comparecer até a instituição de seu município para realizar a inscrição.


Estados que oferecem o PSS 2023

Agora que você já conhece as principais informações sobre as inscrições PSS 2023, é importante saber quais são os Estados que oferecem o programa!

Além disso, vale destacar que os aprovados serão convocados para ocupar as vagas. Porém, o contrato poderá durar no máximo dois anos.

Atualmente, os Estados que aplicam as provas do Processo Seletivo Simplificado são:

publicidade
  • Amazonas;
  • Santa Catarina;
  • Paraná;
  • Rio de Janeiro;
  • São Paulo.

Contudo, os candidatos devem ter ciência de que as vagas ao PSS são amplamente concorridas. Portanto, um bom plano de estudos pode fazer com que você se destaque e atinja uma pontuação maior.

Bons estudos!

publicidade
Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Inscrições PSS 2023: Processo Seletivo Simplificado, Edital e Estados

Guilherme Dutra Santiago
Formado em Comunicação Social - Jornalismo, Guilherme Dutra Santiago é especialista em assuntos ligados a entretenimento no Brasil. Já escreve para portais online desde 2014 e está sempre de olho em tudo o que envolve inscrições em programas de TV para pessoas interessadas em participar.